Urbs Magna

Saiba quais alimentos protegem de ataques cardíacos

Posted in ALIMENTAÇÃO, SAÚDE by dibarbosa on 31 de julho de 2016

Uma lista com 20 alimentos aliados do seu coração

MONTAGEM FINAL

Quando as artérias estão bloqueadas por gordura, dificultam o fluxo sanguíneo aumentando a probabilidade de infarto ou AVC. O bloqueio se origina de má alimentação e falta de exercícios, mas a genética e o estresse também atrapalham nossa boa saúde. Então que tal mudar sua dieta e diminuir potencialmente o risco de um infarto surpresa?

01 – Graviola – tem propriedade hipotensora, por mecanismos periféricos envolvendo antagonismo do cálcio – o que é bom para pessoas com pressão alta; propriedade vasodilatadora, antiespasmódica (relaxa músculo liso), e ainda ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, por sua propriedade sedativa. Além disso é antibacteriana e antifúngica, vermífuga, emética, analgésica, anticonvulsiva, estimulante digestivo.
02. Aspargo – previne inflamações e entupimento das veias. Combate o colestrol alto.
03. Abacate – sua gordura boa equilibra o colesterol bom e o ruim.
04. Brócolis – controla a pressão sanguínea e colesterol além de possuir vitamina K que combate a acumulação de cálcio nas artérias.
05. Azeite de Oliva – fornece gorduras saudáveis ao corpo, diminui os níveis de colesterol e reduz o risco de infarto em 41%.
06. Espinafre – ajuda a fortalecer os tecidos musculares, limpa as artérias, diminui a pressão sanguínea, e é rico em potássio e ácido fólico, substâncias que diminuem o risco de infarto.
07. Romã – rica em fitoquímicos, promove a produção de óxido nítrico, que ajuda a melhorar a circulação.
08. Canela – combate o colesterol alto.
09. Mirtilo, Cranberry, Arando ou Oxicoco – todas são a mesma fruta que é rica em potássio. Faz aumentar o nível de colesterol bom e diminui o ruim. O risco de infarto diminui até 40%.
10. Algas marinhas – são ricas em minerais, vitaminas, proteínas, antioxidantes e carotenóides. Regula a pressão sanguínea e melhorar a circulação. Diminui o colesterol em até 15%.
11. Queijo – Consumido em excesso, o queijo pode ser prejudicial para o coração. Mas, em pequenas doses, pode baixar o nível de colesterol.
12. Farinha integral – aquela dos alimentos como aveia, arroz integral e pão, tem muita fibra e combate o colesterol.
13. Melancia – produz o óxido nítrico que age diretamente no relaxamento do músculo liso da parede dos vasos sanguíneos, dilatando-o e fazendo aumentar o fluxo do sangue e diminuir a pressão arterial.
14. Chá verde – possui efeitos calmantes e contém antioxidantes que combatem o colesterol e aceleram o metabolismo.
15. Açafrão – ou cúrcuma, usado como tempero ou chá previne o armazenamento de gordura e combate inflamações.
16. Caqui – é rico em fibra e esteróis saudáveis que reduzem o nível de colesterol.
17. Oleaginosas – Nozes, amêndoas, castanhas e amendoins contém gorduras saudáveis, destacando-se as insaturadas e o ômega 3 que reduzem o colesterol, além de melhorar a memória e articulações.
18. Café – 2 a 4 xícaras de café/dia reduz o risco de infarto até 20%. Mas acima disso pode aumentar a ansiedade e causar insônia.
19. Laranja – tem antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão sanguínea. Além disso, 2 copos de suco correspondem à dose/dia de vitamina C.
20. Salmão, atum, arenque e cavala – possuem grandes quantidades de ácidos. que reduzem e previnem o aumento do colesterol e dos triglicerídeos. O atum, arenque e cavala também são ótimas opções.

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