Urbs Magna

Resposta a Mark Manson – o gringo que falou merda

Posted in BRASIL, ECONOMIA, MUNDO, OPINIÃO, PENSAMENTO, POLÍTICA, VERGONHA DE SER BRASILEIRO by dibarbosa on 14 de fevereiro de 2016

Mark Mansonfacebook-redondotwitter-redondogoogle+whatsappEnglish

Esse tal de Mark Manson, bem malandro, está conseguindo chamar atenção e se promover. Afinal, esse é seu negócio. Passei a seguí-lo no Twitter.

Tem muita gente neste mundo que sabe avaliar qualquer situação e se dá bem na vida por isso. Mas é preciso ter um pouco de sorte além das técnicas de abordagens feitas com obviedade, imparcialidade e com provas indubitáveis, o que tenderá à promissoriedade e poderá determinar o sucesso. Admitamos, então, que tal proeza não seja tão fácil quanto pensamos ser, afinal ter uma percepção definida sobre um tema específico requer muito foco.

No Brasil, estamos acuados pela prática sistemática das jogatinas políticas com seu emaranhado de leis emendadas que nos tornam impotentes dando-nos a sensação de estarmos sufocados dentro de um saco plástico precisando de ar novo… até que chega um americano espertinho para passar o carnaval aqui, come no nosso prato (sem falar nossas mulheres), passa alguns poucos anos e depois volta pra casa arrotando e defecando em seu blog que a culpa de nossa crise é de duzentos milhões de brasileiros. Recebe(r) este (des)afeto que se encerra em nosso peito juvenil (mancha o nosso) querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil. É como eu estou me sentindo.

Ingenuamente, muitos estão achando que a culpa atribuída por aquele idiota (ele mesmo admite, em sua página estática, que não é tão querido) é minha, sua e, afinal, de toda a galera que representa esta imensidão numérica de nossos compatriotas. Muitos acataram a ideologia bastarda de Manson, um consultor de desenvolvimento pessoal em busca do estrelato, quando ele publicou sua comentada Carta Aberta ao Brasil há três dias. Tanto que há até gravações de vídeos ridículas de pessoas lendo a “cartinha” como se fossem cientistas sociais gritando “Eureka!” e como se não tivessem nada a ver com nada de nada. Mas todos somos herdeiros e hospedeiros do mal.

Convenhamos, o texto de Mark Manson é sedutor e se utiliza de linguagem fácil apontando com objetividade algumas situações encontradas em nosso país, as quais temos que confrontar diariamente do nosso jeito. Mas cuidado: o autor nos apresenta uma falsa idéia de culpabilidade coletiva pela linha do decurso em que o Brasil é apresentado ao mundo hoje. Seu “papinho” não convenceu nem a mim nem a uma centena de pessoas dotadas de senso discernitivo. Basta dizer que nossa nação está há mais de quinhentos anos tentando se desenvolver e desde então já entramos na oitava geração desde a geração perdida… e nada!

Parece que Mr. Mark Manson é como boa parte dos brasileiros que jamais estudaram História do Brasil.

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. dibarbosa said, on 14 de fevereiro de 2016 at 8:07 PM

    Republicou isso em Keep Paul Hair Eça .

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: