Urbs Magna

Além do placar de Espanha x Chile

Posted in Copa do Mundo do Brasil 2014, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, MUNDO by dibarbosa on 19 de junho de 2014

 

tOURO MORTO POR CHILENOSCOPA DO MUNDO 2014 – Chile 2 x 0 Espanha. Da invasão da torcida do Chile no Maracanã no dia do jogo¹ à abdicação do Rei da Espanha, a vitória da seleção sul-americana sobre a atual campeã mundial é o tema mais pesquisado na internet no feriado de Corpus Christi. Chile finalmente dá troco à Espanha no mesmo Maracanã e pelo mesmo placar que também os eliminou da Copa de 1950.

Ainda que vítima da mais grave crise de sua história, o Reino Espanhol é um país antigo, tradicional e presente em todos os estudos sobre a origem do homem na história do mundo. E exatamente por ser um país velho, tem o nono PIB e um dos melhores índices de desenvolvimento humano. Na classificação do ano de 2012 a Espanha está posicionada na 23ª posição e  o Chile na 40ª, o que confere a ambos a classificação ‘muito alto’. Para se ter uma idéia, o Brasil está na 85ª posição, onde pontua aparecendo na classificação imediatamente inferior ‘alto’. Quanto ao Chile, um país que teve movimentos de independência da Espanha em meados de 1820 e que viveu sob o domínio do imperialismo americano durante todo o início do século XX, teve o início de seu derradeiro nascimento político entre as décadas 50 e 60 com o surgimento de poderosos movimentos populares em defesa da liberdade. No final da década de 60 e início da década de 70, o Chile, bem como outros países do cone sul, teve sua progressão democrática interrompida por um golpe militar que levou o país à uma duradoura ditadura atribuída, por muitos, a uma ‘cooperação’ imperialista dos EUA que incidiu por quase 20 anos sobre todas as Américas, finda a qual teve início a sua recuperação a passos largos, marcada pelo humanitarismo e união das classes, o que trouxe muitos avanços em várias áreas. Assim, o Chile da atualidade é um dos mais estáveis países da América do Sul sendo o mais desenvolvido, competitivo, qualitativo, globalizado, livre, igualitário e democrático país do ‘terceiro mundo’, além do menos corrupto. E enquanto, na Espanha, o Rei Juan Carlos abdica ao trono no início do mês da Copa, dando sua vez ao Príncipe Felipe de 46 anos de idade para tentar abrir uma nova etapa de esperança ao povo espanhol, o Chile sonha em subir derradeiramente no tão sonhado patamar social dos nobres, marcando o seu lugar na história contemporânea do mundo, e sair definitivamente da amarga condição histórica de clero.

¹ Em mais uma história mal contada onde a imprensa e o governo brasileiro tentam proteger a imagem do Brasil na Copa do Mundo, os torcedores chilenos saíram com imagem de baderneiros. Eles afirmam que entraram na sala da imprensa erroneamente, quando protestavam e tentavam, em vão, adquirir ingressos para o jogo, os quais foram mal distribuídos deixando-os do lado de fora após viajarem quilômetros com a garantia de assistir seu país na Copa do Mundo.

8cc06aa947846dfc7071449392971fb5Copyright © 2014 UrbsMagna

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: