Urbs Magna

Aquecimento agravará segurança mundial

Posted in ALIMENTAÇÃO, AMBIENTALISMO, GEOGRAFIA, MUNDO, SAÚDE by dibarbosa on 30 de março de 2014

Cientistas da ONU vinculam, pela primeira vez, o aquecimento global a conflitos em várias partes do mundo.

compartilhar no facebook

30/03/2014 – Eles alertam que a mudança climática vai complicar e agravar as questões de segurança global atual, como guerras civis, conflitos entre as nações e os fluxos de refugiados. Os especialistas não dizem que a mudança climática vai desencadear a violência, mas disputas por recursos como água, energia e alimentos em um clima extremo serão ingredientes que contribuirão para a desestabilização do mundo.
terra pegando fogo.anigif

O aumento das temperaturas globais desafiam a capacidade do mundo de se desenvolver de forma sustentável. O clima afeta a todos os aspectos da vida, ameaçando o equilíbrio ecológico, desenvolvimento econômico, segurança alimentar e harmonia social. Por isso, esforços mundiais são necessários para reduzir o aquecimento global e seus efeitos através de novas fontes de energia e desenvolvimento de tecnologia. 

A nova posição é uma grande mudança desde o último relatório do IPCC há sete anos, quando não foram mencionadas as questões de segurança não havendo progresso nas investigações. Desde então as pesquisas científicas e sociais têm encontrado mais ligações entre o clima e as crises do planeta. Em março de 2014, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos chamou a mudança climática de um ” multiplicador de ameaças ” associando-a à pobreza e à instabilidade política acarretada palas tensões sociais no mundo.

O aquecimento global trará novos problemas, mas também proporcionará novas oportunidades para os países em termos de recursos e rotas marítimas em regiões como o Ártico, onde ocorre aceleradamente o derretimento do gelo das calotas polares, disse o Pentágono.

compartilhar no facebook

Fonte: LaTercera

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: