Urbs Magna

Como funciona o WhatsApp?

Posted in FACEBOOK, TECNOLOGIA, TENDÊNCIAS by dibarbosa on 13 de março de 2014

atualização: 31mai2016

imagesO aplicativo ideal para mensagens instantâneas que, por este motivo, o Facebook decidiu comprar.

O WhatsApp tornou-se um padrão em mensagens instantâneas e conquistou 465 milhões de usuários em todo o planeta, tendo se estabelecido no ambiente móvel devido a sua interface simples e funcionamento objetivo – o que está levando o negócio de SMS das grandes empresas de telefonia para o buraco. À partir desta percepção, o Facebook tratou de adquirí-lo com uma pretensão ainda maior, por saber exatamente do que o aplicativo é capaz.

Afinal, o que é o WhatsApp? – WhatsApp é um sistema de envio de mensagens que tem por objetivo amplificar esta ação sem custo algum para o usuário. Quando alguém envia uma mensagem, esta é recebida pelos potentes servidores da empresa que a redireciona para o destinatário. Assim, quando A quer se comunicar com B acionando o comando “enviar” transmite um código para um servidor, que por sua vez retorna uma mensagem para o emissor que a lê em sua interface. Se B estiver conectado, o servidor executa um programa automático de decisões até a insersão da mensagem. É um serviço de comunicação sofisticado, em tempo real, entre dispositivos que vem sendo melhorado desde os anos noventa, quando surgiu o MSN (Messenger). Agora, o WhatsApp funciona graças a tarifação de dados de internet do próprio smartphone que, para rodar o aplicativo, precisa estar fora de roaming e com créditos no aparelho.

Iniciação ao WhatsApp – Primeiramente baixar o aplicativo, que é compatível com os principais OS do mercado. Após sua instalação o usuário poderá verificar que o envio de mensagens ainda é gratuito, uma vez que não se sabe se o Facebook as tarifará. Mas antes disso terá que registrar seu número de telefone no aplicativo e carregar os contatos procedentes do cartão SIM e do Google. Comunicar-se-ão apenas os aparelhos com a intalação prévia de WhatsApp. Para os contatos que não possuem a instalação, você poderá enviar um convite para download. Para adicionar um novo, vá em “contatos” e clique em “adicionar” ou o símbolo “+”, bem como os campos “nome”, “empresa”, “telefone”, “e-mail”, endereços postais e URL. Também é possível personalizar toques e vibrações. Os contatos poderão ser organizados em favoritos. Também há a possibilidade de bloquear um contato e não mais receber mensagens deste, o qual não saberá quando você mudar seu nick ou imagem.

Enviando e recebendo mensagens via WhatsApp – Vá até até a aba “Chats” ou “Bate-papo” e selecione o contato. Uma janela se abrirá com a informação da hora do último login dele. Um símbolo surge à direita da mensagem alertando para o envio bem sucedido da mensagem, enquanto que um outro confirma que o usuário recebeu mas não leu. O programa também permite o envio de arquivos multimidia da memória do telefone. Esta função pode ser alterada para que os arquivos salvos sejam armazenados por padrão automaticamente ou manualmente e, ainda, com alternativa para download no cartão MicroSD externo. Além de mensagens de texto, se pode enviar notas de voz – áudio gravado pelo emissor que o receptor pode reproduzir – uma opção em ascensão.                                    

Outras opções do WhatsApp – Em cada janela de chat é possível enviar fotos e vídeos, além da localização do utilizador – desenvolvido por sistemas de geolocalização. O compartilhamento do número do usuário é um método para evitar a digitação e ganhar velocidade evitando erros na transcrição. Nesta aplicação pode-se exportar ou importar o histórico de conversas. >Settings>Configurações de Chat>Salvar Conversas. O WhatsApp pode criar até 50 grupos com um limite de 50 pessoas.

Mensagem de Difusão do WhatsApp – Há casos em que você quer comunicar um evento mas você não deseja adicionar  todos os destinatários em um único chat em grupo, pois pode ser que uns não conheçam outros. Depois, você pode enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo sem mostrar a lista de pessoas, semelhante à cópia oculta da função de e-mail. Dessa forma, você pode se comunicar com vários contatos ao mesmo tempo e cada um vai te responder. 

compartilhar facebooj

 

Tagged with: , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. dibarbosa said, on 14 de março de 2014 at 9:26 AM

    É uma pena que o capitalista Mark Zuckerberg já tenha colocado suas patinhas no aplicativo. Agora deverá cobrar por tudo, igualzinho no Facebook.

    Curtido por 1 pessoa


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: