Urbs Magna

Dobri Dobrev, o mendigo que doa tudo aos pobres e à Igreja

Posted in FILOSOFIA, FOTOGRAFIA, MUNDO, OPINIÃO, RELIGIÃO by dibarbosa on 9 de março de 2014


Certamente você já viu esta imagem na internet mas não a associou a nada, a não ser a um velho qualquer de algum lugar qualquer, que não lhe despertou interesse algum. Mas este homem é ilustre; uma verdadeira celebridade na Bulgária, assim, deste mesmo jeito que é visto na foto: um mendigo.

 

Trata-se de Elder Dobri Dobrev, bastante conhecido no mundo ortodoxo, especialmente em seu país natal. Agora com quase 100 anos de idade, ele viveu uma vida normal até algumas décadas atrás quando tornou-se um mendigo por amor a Cristo, realizando coleta de dinheiro que distribui entre os pobres ou doa a Igrejas e mosteiros pertencentes à Igreja Ortodoxa Búlgara.

Trabalho artístico que homenageia o homem Dobri Dobrev, em um prédio no centro de Sofia.

Dobri é o único e maior benfeitor da Catedral de St. Alexander Nevski na capital búlgara Sofia. Dobri, de olhos bondosos, sorriso agradável e olhar humilde tem tudo aquilo que o torna brilhante aos olhos de quem o conhece e que, sem hesitar, se apressa em obter uma bênção deste velho sagaz . Ele usa sapatos tradicionais de pele e por todo o tempo está agitado em algum lugar, mas jamais utiliza veículos de transporte modernos.

Dobri em sua caminhada habitual de 10km entre Sofia e Baylovo.

Elder ama a caminhada ascética (a ascese é um conjunto de exercícios para alcançar a elevação espiritual). Ele come o que as pessoas lhe dão. Seu rosto brilha com luz celestial, o que faz com que as pessoas cheguem a pensar que é alguém que saiu da Bíblia. “O homem tem sempre duas vontades” , costuma dizer, “em si mesmo, em cada momento da sua vida, a vontade de fazer o bem e a vontade de fazer o mal.” A Igreja nos convida a imitar a vida dos santos, mas aqui vemos alguém que ainda está conosco no mundo pecaminoso, mostrando-nos o caminho com a luz de Cristo em seu coração.

O cotidiano da simples vida optada por Dobri Dobrev, nas proximidades de sua morada em uma Igreja Ortodoxa.

Pois, conhecida a sua história, falemos da notícia: Dobri Dobrev foi eleito em seu país como um dos “Celebrity News 2013” por todo o trabalho descrito acima, caminhando, apesar de sua avançada idade, 10 km que separam Baylovo, sua cidade, de Sofia. Elder recebeu a maioria dos votos na categoria ‘Caridade’ de uma pesquisa anual realizada pela agência de notícias local, pois o velho jamais guarda nada para si mesmo. Tudo o que coleta distribui.  Mas não se sabe muito bem sua história passada. Comenta-se que, durante a Segunda Guerra Mundial, ele perdeu quase todo o ouvido devido a um morteiro que caiu perto de sua trincheira. Atualmente o mendigo vive modestamente em uma pequena sala no pátio de uma igreja perto de Sofia e diz que repetirá tudo o que sempre fez em 2014.

Veja mais fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: