Urbs Magna

Rússia espera catástrofe demográfica

Posted in GEOGRAFIA, MUNDO, RÚSSIA by dibarbosa on 2 de fevereiro de 2014

Cientistas, médicos e figuras públicas da Rússia se reuniram para discutir o problema demográfico que vai afetar o país na próxima década.

atualização 26jun2016

lori-0004928374-bigwww

Os participantes da conferência realizada na cidade de Yekaterimburg discutiram a situação demográfica na Rússia de hoje e no futuro. Igor Beloborodov, do Instituto de Estudos Estratégicos da Rússia, acredita que na próxima década o país irá mergulhar em um profundo buraco demográfico. “Em 2025 as mulheres em idade fértil de 20 a 29 anos estarão reduzidas quase duas vezes. Existem cerca de 12 milhões delas, mas em 11 anos serão menos que 6 milhões e terão que ter três filhos para manter a população no nível atual” disse o especialista. Na reunião foram abordados temas como o divórcio e o aborto. Segundo as estatísticas russas, cerca de 60% das famílias se divorciam durante os primeiros 9 anos de convivência. As doenças ginecológicas também entraram na pauta, pois estão cada vez mais levando as mulheres à infertilidade

Na década de 90, este fracasso demográfico teve inicio à partir das reformas de choque, quando a URSS deixaram de existir para dar lugar, gradativamente, à Rússia como a conhecemos hoje. Atualmente, há uma taxa de natalidade muito baixa e, numericamente, poucas famílias, daí todos os problemas. E nem as autoridades, nem os especialistas sabem como lidar com o problema, uma vez que tentam, ao mesmo tempo, impulsionar a industrialização do país e lidar com situações onde a mortalidade masculina jovem está baixando a expectativa de vida do homem russo. Para isso pensaram em melhorias salariais para as famílias, ou mulheres, que tiverem mais de três filhos, livrando-os da miséria, juntamente com outras políticas mais agressivas que começam a surgir pensadas em caráter extraordinário numa tentativa de apoiar estes pequenos e cada vez mais raros núcleos sociais.

Adaptado do texto fonte de Tatiana Ruppel “detimail.ru”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: