Urbs Magna

Exercícios para a boa visão

Posted in MUNDO, POR TRÁS DA MEDICINA, SAÚDE by dibarbosa on 29 de dezembro de 2013

inglêsEspanaúltima atualização: 11/05/2015

Eis, aqui, outro assunto que a maioria das pessoas desconhece, especialmente quem necessita de um tratamento oftalmológico especializado.

OLHO GIF

O método do Dr. bATESWilliam Horatio Bates visa fortalecer os músculos do globo ocular para que eles cumpram perfeitamente sua função, trazendo como resultado a restituição da capacidade de visão. Consiste em exercícios simples, que devem ser praticados regularmente, servindo tanto para recuperar como para manter a boa visão.

William Horatio Bates, médico, nasceu em 23 de Dezembro de 1860 e diplomou-se em medicina em 1885.  Em suas pesquisas Bates provou experimentalmente que a fixação normal do olho é central, mas nunca estacionária, e a técnica desenvolvida por ele por tratar visão imperfeita sem o uso de óculos é baseada neste princípio. Segundo Dr. Bates, a capacidade de focar objetos não é proporcionada apenas pelo cristalino, como acreditam os oftalmologistas tradicionais, mas também pela ação de músculos, que determinam o formato e a posição de todo o globo ocular e, conseqüentemente, do cristalino. O método proporciona uma melhoria substancial da visão, o que jamais foi promovido pelo uso lentes. É indicado a todos os problemas de refração da vista (exceto quando há degeneração, infecção ou lesão no globo ocular), sendo muito eficaz nos problemas comuns, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. As crianças também podem fazer os exercícios:

  1. Empalmação: Este exercício promove o relaxamento dos nervos sensoriais, livrando da tensão física e mental. Sente-se com os cotovelos apoiados em algum local (uma mesa ou escrivaninha). Mantenha nuca e coluna eretas, confortáveis e relaxadas. Cubra os olhos com a palma das mãos em concha sem tocar os olhos, eliminando toda a luz. Se o exercício for feito corretamente, você sentirá seus olhos como veludo negro, livres de cores e imagens. Quanto mais relaxado você estiver, maior o grau de escuridão. Não conseguir escuridão total significa que você ainda não está plenamente relaxado. Quanto mais escuro você perceber, maior o seu grau de relaxamento mental. Isso pode ocorrer em cinco ou dez minutos. O exercício é benéfico a todos, sobretudo a quem passa o dia com os olhos concentrados, e pode ser feito diversas vezes ao dia. Depois de tirar as mãos dos olhos, pode-se ver com mais nitidez os objetos que nos rodeiam. 
  2. Relaxamento: Feche os olhos e tampe-os com um manto preto ou escuro. Pense num objeto em movimento contínuo, como uma bola quicando ou numa hélice de ventilador. Mantenha-se com o corpo em repouso por volta de cinco minutos ou quanto tempo você puder manter-se em total concentração nessa posição. Após os cinco minutos ou mais, fique na mesma posição e mentalize a escuridão total. Tente só ver o preto por aproximadamente cinco minutos ou mais.
  3. Luminosidade: Sentado, relaxadamente mire o sol com os olhos fechados. Quando suas pálpebras amornarem com o calor, vire a cabeça lentamente para os lados e volte à posição inicial por alguns minutos.
  4. Piscamento: Após os exercícios de relaxamento, pisque contínua e suavemente por pelo menos cinco minutos.
  5. Visualização: Olhe ao seu redor e mire qualquer objeto que esteja a uma distância de pelo menos três metros de você. Procure pormenores. Por exemplo: veja o guarda-roupa; depois se detenha na porta dele; procure o puxador; depois a fechadura; e por último o buraco desta fechadura. Mesmo não podendo vê-los, procure-os e veja-os mentalmente como você sabe que eles são. Tente repetir a visão do mesmo objeto seguidamente por vários dias. Escolha por dia pelo menos três objetos para procurar detalhes.
  6. Focalização: Coloque um objeto bem próximo a você e procure outro que esteja pelo menos a seis metros de sua distância. Ele deve ser de um tamanho confortável a sua visão. Focalize o primeiro por alguns segundos, depois focalize o outro por mais alguns segundos. Faça isso várias vezes, sempre num movimento contínuo e constante.
  7. Imagem inversa: Sente-se numa cadeira giratória, rode-a para o lado direito e olhe para o lado esquerdo, lentamente e alternando a direção. Se não tiver uma cadeira giratória, rode seu corpo sobre seus calcanhares ou ande de costas pela casa. Faça este exercício por alguns minutos.
  8. Rotação: Gire os olhos buscando as extremidades num movimento contínuo e lento. Após algumas voltas, mude a rotação para o lado oposto. Faça este exercício por alguns minutos. 
  9. Extremidades: Como uma bússola, leve os olhos para o norte, depois para o sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste. Como os exercícios anteriores, faça os movimentos lenta e continuamente por alguns minutos.
  10. Leitura de cima para baixo: Este exercício desenvolve o hábito de mover os olhos e dar-lhes fixação central. Segure o livro de cabeça para baixo a 35 centímetros de distância. Começando do canto direito inferior, leia da direita para a esquerda; leia cada palavra individualmente e, as palavras extensas que não possam ser lidas de um relance, leia sílaba por sílaba. Cada palavra deve ser lida com os olhos e não adivinhada pelo sentido. Se apenas um dos olhos estiver afetado, tape a vista boa com uma venda e exercite a vista afetada.
  11. Leitura de tipos miúdos: Tente ler textos com tamanho de fonte menor. A vista perfeitamente normal consegue ler o tipo 8 a uma distância de 15 centímetros do olho e o tipo 12 tanto a 15 como a 50 centímetros de distância.
  12. Descansos periódicos do computador: Pisque voluntariamente por três minutos, abrindo e fechando os olhos. Posicione o monitor na mesma altura dos olhos a uma distância de 50 centímetros. Tente minimizar os reflexos na tela alterando a posição do monitor ou das luzes, para que não incidam sobre os olhos. Verifique a iluminação na sala de trabalho para diminuir o esforço visual.

Do ponto de vista fisiológico, esta era a técnica mas a aplicação prática da teoria psicológica do campo da consciência que é predicado do ponto de focalização foi cercado por um mundo crescente de incertezas. Este método desenvolvia a fixação central, treinando o paciente na dupla arte de relaxar e focalizar os olhos.  Bates faleceu em 1931.

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