Urbs Magna

Eike Batista – um enganador?

Posted in BRASIL, BRICS, MUNDO, OPINIÃO, POLÍTICA by dibarbosa on 13 de novembro de 2013

Eike Batista. Foto: AFPEike Batista iludiu seus investidores?

Não se pode afirmar, mas que o empresário conseguiu convencer sua solidez, isto é certo. Mas como ele conseguiu esta façanha? 

PIMCO – Pacific Investment Management Company e BlackRock, são empresas de gestão de fundos do mercado de renda fixa que investiram no grupo EBX, além de pequenos acionistas e do nosso BNDES, que juntos jamais viram uma gota do prometido ‘ouro negro’. Suas ações, que chegaram a ultrapassar R$ 23,00, tiveram sua última cotação em R$ 0,15, após confirmação da improdutividade de seus campos de petróleo.

À imagem de Eike Batista foram associados o bom desempenho da economia brasileira, que sobreviveu ao naufrágio de 2008, e as descobertas do pré-sal, que a imprensa internacional amplificou  criando o perfil do empresário denominado “Imã de dinheiro”. Com isso, os investidores ficaram seduzidos com o carisma de Batista e a possibilidade de seu império rivalizar com a Petrobras. Também era a década dos Brics, e o mundo via Eike como uma porta de entrada no mercado brasileiro.

Dilma também ajudou. Apareceu ao lado do ex-bilionário elogiando sua atuação e falando em parceria com a Petrobras. Isso criou a falsa impressão de que Eike teria apoio do governo e acesso facilitado a recursos financeiros. Havia uma aura de seriedade, e as pessoas acreditavam. Eike Batista era o homem mais bem relacionado do Brasil. Agora, cogitam-se entrar com ações acusando Eike por manipulação de mercado. Atualmente, o patrimônio de Eike Batista pode ter sido arrecadado com a venda das ações, e há quem diga que ele sai dessa aventura com mais dinheiro do que quando entrou. E que a fortuna dele foi toda fictícia, baseada em cotações em bolsa que não eram factíveis no mercado. Uma fortuna teórica. Por fim, há quem afirme que ele foi o maior enganador da história brasileira.
Esta é uma síntese da matéria postada por BBC
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: