Urbs Magna

A internet usada a seu favor

Posted in DICAS, INTERNET, MUNDO, OPINIÃO, TECNOLOGIA by dibarbosa on 31 de outubro de 2013

250px-Gradiente_Expert_BrazilPouco mais de duas décadas se passaram desde a popularização do computador nos lares de todo o mundo. Particularmente, tenho lembranças agradáveis de um Gradiente de linguagem Basic (foto) que uma irmã operava na casa em que morávamos no Rio de Janeiro. Sua conexão à rede era possível graças ao modem discado de 0,0048Mbit que emitia um sinal sonoro muito característico. Duro era saber que teríamos que ouvi-lo repetidas vezes até que a conexão estivesse dentro de conformidades técnicas, as quais eram ajustáveis pacientemente por nós mesmos. Mas sentíamo-nos em uma estação da NASA. Era moderno e chique. Muita coisa mudou, desde então, não apenas nos computadores, mas em nós também. Somos, e sempre fomos, clientes da tecnologia. Hoje, com um smartphone no bolso, temos acesso ao conhecimento total da raça humana na ponta dos nossos dedos, mas somente uma pequena parcela dos internautas da Terra se dá conta disso. Ser um autodidata seria uma tarefa fácil, se houvesse disciplina. Imagine-se em uma atividade de aprendizado incessante durante a maior parte de suas horas “ociosas” que muitos chamariam de “lazer”. Já reparou que muita coisa muda e se aprimora a cada dezena de meses em que avançamos no tempo? A velocidade com que novas informações nos são disponibilizadas no mundo online é absurdamente grande. E é infinitamente impossível que possamos guardá-las todas em nossa memória fisiológica, tampouco em nosso HD do computador. Mas podemos acessá-las na medida de nosso interesse. São tantas informações das quais não teremos nenhum conhecimento que jamais seremos capazes de conhecer a totalidade do complexo universo da internet. Contudo, quero dizer também que o acesso à informação está muito mais facilitado e disponibilizado na rede do que antes. Quando os computadores pessoais se popularizaram, não havia a gama de aplicativos que facilitam nossa vida atualmente. Há cem anos, uma missiva percorria um trecho em um período entre três e seis semanas de barco – o correio aéreo não existia. E pensar que, hoje, ficamos irritados quando não nos respondem no Whatsapp em cinco minutos. Estou falando de você também. De mim mesmo e de todos nós. Assim como todos, creio que você irá envelhecer e perceber que deixou de utilizar produtivamente os melhores conteúdos que a internet poderia te oferecer. Isto é certo! Então, aqui vão algumas dicas para você não ficar tão para trás, quando seus filhos ou netos ultrapassarem seu conhecimento transferido das melhores redes em atividade:

1831280Youtube – Você acessa algum canal de piadas engraçadas e situações ridículas enviadas por “doentes mentais” que não tem o que fazer da vida, ou alguns vídeos, quaisquer que sejam, de conotação sexual, ou mesmo sensuais? Não? Bem, você não seria diferente de uma grande parcela dos usuários que buscam um entretenimento deficiente de qualidade e desprovido de qualquer utilidade em sua vida, o que de quebra ainda envolveria grande parte de seu tempo “ocioso” que, como disse acima, muitos chamariam de “lazer”. Saiba você, que muita gente vem ganhando a vida nos últimos 10 anos produzindo vídeos de qualidade e postando-os na rede. São os Vloggers, muito populares entre os adolescentes. Portanto se você vir algum jovem por aí apontando uma pequena câmera ou mesmo um smartphone para algum canto, respeite-o pois ele tem um ideal em vista.

downloadWhatsApp – E-mail para quê? Você ainda utiliza isso? Não precisa, não. De acordo com uma pesquisa feita pelo Socialnomics parece que a Geração Y pensa em e-mail como um artifício um tanto ultrapassado, como enviar mensagens através do correio ou fax. A Geração Y e os Millennials consideram as mídias sociais e mensagens instantâneas a melhor forma de comunicação. Por exemplo, o WhatsApp é capaz de enviar qualquer arquivo em poucos segundos.

E-book – Você ainda tem algum cartão de frequentador de biblioteca? Sério? Toma livros emprestados de instituições por um prazo estipulado? O acesso à informação tornou-se fundamental na sociedade de hoje. E, enquanto as bibliotecas certamente têm este papel a desempenhar, tornaram-se menos relevantes desde que os acessos de banda larga se intensificaram. Os jovens não querem mais uma biblioteca com um punhado de livros com cheiro de traça. Alguns sites, por exemplo a Amazon,  têm milhões de títulos disponíveis para download imediato. Basta que vc possua um bom leitor de livros instalado no computador para ter acesso à qualquer leitura. Alguns livros são disponibilizados em formato pdf e até mesmo digitalizados.

Twitter – Resta um sub-grupo de humanos que ainda considera o Twitter como uma esquisitice. Eles acham que o Twitter é apenas para dizer às pessoas sobre o que estão fazendo ou o quê comeram no almoço. Eles não conseguem ver o alcance potencial ou poder de marketing por trás do twitter. O alcance é multiplicador, basta dizer assim.

Então? O que você entende quando digo que a internet pode ser usada potencialmente a seu favor? Você acha que acabou de ler sobre aquilo que achava que estava decidido a ler?

por: diBarbosa, baseado em post de Tony Seifart do memeburns.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: