Urbs Magna

Falta de sexo no Japão pode gerar grave crise econômica global

Posted in ECONOMIA, GEOGRAFIA, MUNDO by dibarbosa on 25 de outubro de 2013

Especialistas dizem que Japão atravessa declínio dramático da população devido à sua cultura, o que representa um perigo para a economia mundial.

Os japoneses fazem cada vez menos sexo. O fenômeno é tão conhecido que existe um termo para isso: síndrome do ‘Sekkusu shinai shokogun’ (celibato). Mais da metade dos japoneses não são casados. Os 49% de mulheres solteiras e 61% dos homens solteiros entre 18 e 34 não tem nenhuma relação. Mais de 30% dos japoneses (homens e mulheres) entre 18 e 34 anos nunca fizeram sexo. E 45% das mulheres e 25% dos homens entre 16 e 24 anos não estão interessados ​​em sexo. O problema tem a ver com o nascimento. O declínio da população é um fator importante para qualquer país, especialmente se o país é a terceira maior economia do mundo.

A população no Japão não só diminui (em 2012 registrou o  menor número de nascimentos  na história do país), mas ao mesmo tempo está envelhecendo rapidamente (este ano o número de pessoas idosas atingiu um recorde). Além de ser uma das maiores economias, o Japão é um dos maiores devedores. Sua dívida pública é equivalente a 200% do PIB: a correlação é maior do que na Grécia. Para o país sobreviver é necessário que a sua economia continue a crescer e que a correlação entre a dívida e o PIB não aumente. No entanto, se a tendência continuar, o país não será suficiente jovem para isso.

O Japão pode enfrentar uma crise mais forte do que a crise do euro e isso vai influenciar não só os inúmeros importadores de produtos japoneses, mas também as nações que fornecem matérias-primas e alimentos. Os EUA são um grande exportador e importador do Japão, e sua economia é particularmente suscetível. O maior parceiro comercial do Japão é a China, e é aí que as coisas podem dar muito errado. A China já está passando por uma crise econômica, mas o declínio gradual pode levar a uma queda grave. Tudo isso acarretará em outra crise econômica no Brasil, e na sequência sofrerão os outros países, como Coréia do Sul, Chile, Indonésia, Malásia e África do Sul. A Rússia será também afetada em algum nível não esclarecido.

fonte: RT.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: