Urbs Magna

NASA: asteróide colidirá com Terra

Posted in AMBIENTALISMO, CIÊNCIA, MUNDO, TECNOLOGIA by dibarbosa on 13 de outubro de 2013

Depois de ter ‘sobrevivido’ a várias previsões sobre o suposto fim do mundo, a vida na Terra pode estar ameaçada novamente, desta vez por um asteróide de 1,1 km de diâmetro.

Este é o asteróide 1950 AD, que tem sido observado pela NASA por mais de meio século e está a caminho para a Terra. O corpo celeste poderá colidir com nosso planeta em 16 de março de 2880. O asteróide é uma rocha de 1,1 quilômetro de diâmetro, viajando a uma velocidade de 15 km por segundo em relação à Terra. Segundo estimativas da agência espacial dos EUA 1950 DA pode colidir com o Oceano Atlântico a 60.000 Km / h, causando uma explosão equivalente a 44.800 megatons de TNT. A análise e pesquisa sobre o 1950 DA é conduzida por cientistas do  Jet Propulsion Laboratory (JPL ) da NASA e sugere que a probabilidade de um impacto é de apenas 0,3%.

O Asteróide 1950 AD foi descoberto em 23 de fevereiro de 1950, quando foi observado por 17 dias, em seguida, desaparecendo durante meio século. Mas em 31de dezembro de 2000, o asteróide foi outra vez descoberto por astrônomos. Devido a observação de sua trajetória, em 16 de março de 2880 o asteróide estará, por um curto período de 20 minutos, na rota da Terra, uma vez que os estudos mostram que o corpo celeste gira uma vez a cada 2,1 horas, a segunda maior taxa de rotação em um asteróide já observada de tais dimensões. Ainda assim os cientistas dizem que não há motivo para preocupação porque até lá atravessaremos muitos séculos de avanços tecnológicos quando poderemos empregar um método simples como “polvilhamento da superfície do asteróide com giz ou carvão, ou talvez vidro branco, ou o envio de uma vela reflexiva solar para envolver o asteróide. Isto mudaria a refletividade do asteróide, permitindo que a luz solar fizesse o trabalho para empurrar o asteróide para fora do caminho para a Terra. ”

Fonte RT.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: