Urbs Magna

AÇÚCAR: a droga mais perigosa do mundo

Posted in ALIMENTAÇÃO, CIÊNCIA, SAÚDE by dibarbosa on 18 de setembro de 2013

O açúcar é uma droga como o álcool e o tabaco devendo ser controlado e rotulado.

wpid-dsc_0014.jpgÉ o que afirma um cientista de Amsterdã, Paul van der Velpen. Uma pesquisa afirma que o açúcar, ao contrário da gordura e outros nutrientes, interfere no apetite criando um desejo insaciável de comer, um efeito que as indústrias de alimentos usam para aumentar o consumo de seus produtos. “Quem usa o açúcar quer mais e mais, mesmo quando não estão com fome. Por exemplo, alguém pode oferecer ovos e essa pessoa vai parar de comer de uma vez. Mas depois de receber os cookies continuam comendo mesmo com dores de estômago “, argumentou Van der Velpen. “Na verdade o açúcar é um vício tão difícil de se livrar quanto parar de usar rapé (muito comum em alguns países europeus e uma tradição antiga ainda em algumas regiões brasileiras). Desta forma as dietas só funcionam temporariamente e uma terapia é melhor indicação neste caso”, disse o funcionário. Van der Velpen gostaria que os impostos sobre os alimentos que contém açúcar fossem semelhantes aos valores para bebidas e cigarros. Bem como advertências do ministério da saúde em doces e refrigerantes para informar os consumidores de que “açúcar é viciante e prejudicial”. “As escolas não devem vender doces e refrigerantes. Mesmo as bebidas esportivas contém muito açúcar e devem ser processadas por propaganda enganosa “, propõe o especialista holandês. O açúcar, assim como a grande maioria das drogas, foi criado artificialmente pelo homem. Seus efeitos sobre o corpo dos mamíferos ainda é desconhecido, mas nas últimas décadas surgiram estudos que associam o consumo de açúcar ao diabetes e câncer, bem como ao mau funcionamento dos sistemas cardiovascular, nervoso e digestivo. Além disso, provoca perturbações na função das células, aumenta o nível de plaquetas e provoca a síndrome de déficit de atenção e hiperatividade entre as crianças.

O açúcar não contém fibra, sais minerais, proteínas, gorduras (sim, nosso corpo também precisa delas), enzimas, nada. Apenas calorias vazias. O que acontece quando comemos um carboidrato refinado como o açúcar? Para manter o equilíbrio do qual falei acima, nosso corpo deve “tomar emprestado” nutrientes vitais de células saudáveis para metabolizar completamente o açúcar. Cálcio, sódio, potássio e magnésio, para citar somente alguns, são retirados de várias partes do corpo para “digerir” o açúcar. Muitas vezes, tanto cálcio é retirado do nosso corpo para neutralizar os efeitos do açúcar que nos descalcificamos. Assim nos tornamos vítimas de osteoporose, por exemplo. Da mesma forma, os dentes são afetados e eles perdem seus componentes até que apareçam as cáries e acelerem seu processo de queda. Sem contar que as crianças estão ficando obesas, vivem irritadas e nervosas, os adolescentes se arrastam por aí, vivendo uma vida sedentária sem ter energia para absolutamente nada. Dá para acreditar que o mau humor e a irritação que a gente encontra por aí se devem em grande parte ao açúcar (parece forçado, não é, mas corte o açúcar da sua vida por uma semana e sinta o que acontece com o seu humor)?

Sem falar que o açúcar “alimenta”a cândida, fungo do bem que vive em harmonia no nosso corpo, mas que se aumentado indiscriminadamente causa infestação responsável por inúmeros sintomas, inclusive fadiga, má digestão, etc. Ele, segundo pesquisas já antigas, inclusive, alimenta também o câncer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: