Urbs Magna

A origem do GOOGLE

Posted in INTERNET, MUNDO, TECNOLOGIA, TENDÊNCIAS by dibarbosa on 11 de setembro de 2013

Vamos voltar um pouco no tempo – por volta de 1996 – e lembrar daquele desconhecido projeto BackRub, que direcionava os usuários a um diferente e estranho mecanismo de pesquisas.

Naquela época, o então estudante Larry Page, que liderava o projeto no departamento de ciência da computação na Universidade de Stanford, tinha a intenção de mostrar ao mundo e a os mecanismos de pesquisas existentes que estes poderiam ser melhores e mais relevantes aos usuários.

Ao contrário de apenas encontrar resultados em um banco de dados, a lógica do BackRub era mais complexa que seus concorrentes. O sistema apresentava uma série de algoritmos que contavam os backlinks como votos. Desta forma, quanto mais links voltados a um site, mais destaque ele ganhava nos resultados de pesquisas.

Em agosto de 1996, o BackRub foi colocado à prova e passou a indexar sites externos. Usando o hardware dos computadores da universidade, o projeto experimental indexou 75 milhões de páginas e mantinha em sua base de dados 30 milhões de página HTML em cache. Rumores afirmam que o BackRub sobrecarregou a conexão de Stanford, deixando os estudantes e equipe na universidade sem acesso à web.
Um fato curioso envolvendo o BackRub estava em seu logotipo, representado por uma mão. Em uma antiga entrevista, Page revelou o que a maioria das pessoas já desconfiava: era a sua própria mão digitalizada. Naquele tempo, Larry Page era o dono do projeto, por isso o grande destaque do BackRub era voltado somente a ele.Programado em Java e Python, o BackRub rodava em máquinas Sun Ultra e computadores Pentium com o sistema operacional Linux. Na página inicial do buscador, Larry Page agradecia Scott Hassan, Alan Steremberg e Sergey Brin pela ajuda no desenvolvimento da plataforma.

A entrada de Sergey Brin no projeto é documentada quase sempre como instantânea, mas isso não é uma verdade. Larry e Brin tinham grandes problemas para entrarem em acordo sobre o futuro da plataforma pois pareciam discordar da maioria dos assuntos. Entretanto, essas diferenças foram as principais características para o sucesso. “Nos tornamos alma-gêmea intelectual e amigos íntimos”, afirmaram mais tarde.

Com os trabalhos ainda direcionados ao BackRub, Brin assumiu o desenvolvimento de um sistema de classificação de dados, conhecido como Data Mining, enquanto Page ficou livre para aprofundar suas pesquisas em conceitos de pesquisas. Juntos, os dois estudantes foram capazes de avançar com o trabalho mais notável de suas carreiras e produzir uma dúzia de trabalhos acadêmicos.

Você provavelmente deve estar se perguntando: cadê o Google? Você pode se surpreender com o que vou contar agora, pois é algo que a mídia não costuma citar habitualmente. Diferente de uma criação de Larry Page, o nome Google foi possivelmente proveniente de um erro de escrita.

Em setembro de 1997, com o BackRub sendo um sucesso, Larry Page chamou, para uma sessão de “brainstorm”, diversos estudantes envolvidos com o intuito de estabelecer um novo nome para o projeto. A reunião contou com os graduados Sean Anderson, Tamara Munzner e Lucas Pereira.

Com base nas sugestões, Larry e Sean utilizaram a lousa do escritório para fazer anotações e encontrar um novo nome que tivesse relação imediata com aquela imensidão de dados. Sean, aparentente o estudante mais motivado do brainstorm, citou verbalmente a palavra “Googolplex”, e Larry rapidamente respondeu com a forma mais simples “Googol”.

Sentando em um terminal de computador, Sean logo procurou a disponibilidade do domínio em sites de registros. Desconhecendo o modo correto de escrever “Googol”, Sean buscou por engano “Google.com”, encontrando o domínio disponível. Larry, que ficou muito entusiasmado com a descoberta do nome, registrou o domínio poucas horas depois.

Em 15 de setembro de 1997, nascia o “Google Search Engine”, a versão pública do BackRub.

de Renê Fraga para o TechTudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: