Urbs Magna

ATLAS mostra IDH de 5.565 cidades brasileiras

Posted in BRASIL, GEOGRAFIA, IBGE by dibarbosa on 29 de julho de 2013

Plataforma online do Atlas Brasil 2013 facilitará acesso a informações sobre municípios e melhor compreensão do desenvolvimento humano no país.

Dados de 5.565 municípios estão disponíveis para acesso via internet, com interface pública e amigável.

Brasília, 29 de julho de 2013

O Atlas Brasil 2013, ferramenta que torna disponível a todos informações sobre 5.565 municípios brasileiros, traz uma inovação importante em relação aos dois Atlas anteriores, lançados em 1998 e 2003. Pela primeira vez, todos os dados, gráficos e tabelas estarão disponíveis na internet. A plataforma online é pública, amigável e totalmente gratuita.  Entre as informações disponíveis, estão o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e seus componentes – todos calculados com base em nova metodologia –, além de mais de 180 dados socioeconômicos com um retrato completo do desenvolvimento humano de cada município. A plataforma e o acessso para consulta estão disponíveis a partir desta segunda-feira (29/07).

Consulta

A consulta de indicadores está entre os recursos que foram aperfeiçoados no novo Atlas, ganhando uma interface mais simples. O usuário pode selecionar os municípios e estados que deseja consultar, definindo os indicadores a serem considerados na consulta. São mais de 180 indicadores divididos em oito dimensões: demografia, IDHM, educação, habitação, população, renda, trabalho e vulnerabilidade. A consulta traz os dados extraídos dos Censos de 2010, 2000 e 1991, do IBGE.

Mapas

A visualização dos resultados da consulta também pode ser feita pelos mapas da região. A consulta por mapas é especialmente útil para uma comparação visual, permitindo ao usuário observar a evolução de um determinado indicador ao longo do tempo. Também é possível selecionar municípios de um mesmo estado ou região para fazer a comparação com seus vizinhos em cada um dos indicadores selecionados, gerando um novo mapa. Ao clicar em algum SEN Quadra 802, Conjunto C, Lote 17| Tel: (61) 3038 9300 | http://www.pnud.org.br/ município, um box com informações resumidas do seu IDHM aparece na tela, com um atalho para
o seu perfil municipal.

Perfil

O perfil é uma das principais ferramentas do Atlas Brasil 2013. Cada município possui o seu perfil: um relatório com gráficos, textos e tabelas que revelam sua evolução no desenvolvimento humano nos últimos 20 anos. O perfil municipal compila o IDHM e outros dados de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social. A plataforma também dá a possibilidade de imprimir e de salvar o arquivo do perfil.

Ranking

O Ranking dos municípios a partir do IDHM está disponível em uma das seções de destaque da plataforma. No ranking, é possível consultar o IDHM e seus três componentes – renda, longevidade e educação – dos 5.565 municípios tratados pelo Atlas. A lista pode ser ordenada de modo ascendente ou descendente, revelando os primeiros ou os últimos colocados. O usuário também pode escolher a exibição de todos os municípios ou filtrar os resultados por estado.

Download

Para aqueles que desejam trabalhar os dados mais a fundo, o Atlas permite ao usuário o download dos dados brutos. O arquivo traz as tabelas de todos os municípios, com as mais de 180 variáveis utilizadas na plataforma.

IDHM Árvore

O IDHM árvore – fruto de uma parceria entre o PNUD e o MIT (Massachussets Institute of Technology), da Universidade de Harvard, é uma representação visual do IDHM e de seus componentes, que permite a comparação entre municípios a partir de gráficos em formato de árvore: A altura do tronco representa o IDHM e o tamanho dos blocos que formam os “galhos” da árvore são proporcionais aos valores dos três componentes principais. Também é possível visualizar o IDHM ideal – que aparece como uma sombra atrás da árvore projetada –, indicando quanto faltaria para que cada componente atingisse o o valor máximo de 1.

Metodologia e FAQ

Para entender melhor o processo de construção e a metodologia do IDHM, está disponível na plataforma uma área com informações detalhadas sobre o índice além de uma seção com perguntas frequentes, para orientar os usuários sobre a leitura e o entendimento da plataforma.

*****

O PNUD faz parcerias em todas as instâncias da sociedade para ajudar na construção e na consolidação de nações que possam resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de melhorar a qualidade de vida para todos. Presente em 177 países e territórios, o PNUD oferece uma perspectiva global aliada à visão local do desenvolvimento humano, contribuindo para o empoderamento de vidas e para o desenvolvimento de nações mais fortes e resilientes.

Fonte: PNUD

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] ATLAS mostra IDH de 5.565 cidades brasileiras 29 de julho de 2013 […]

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: