Urbs Magna

Sobre os protestos crescentes no país afora

Posted in BRASIL, GEOGRAFIA, OPINIÃO, POLÍTICA, PROTESTOS NO BRASIL by dibarbosa on 22 de junho de 2013

Abrir a caixa-preta

         Governadores, prefeitos e tribunais de contas não podem mais fugir da raia. Os lúcidos cobram a abertura da caixa-preta do transporte. Empresas do setor são doadores de campanha. Para ilustrar, um secretário estadual relatou que em 2005, em São Paulo, o subsídio às empresas de transporte era de R$ 240 milhões. Este ano será R$ 1,2 bi. O subsídio cresceu cinco vezes em oito anos.

O raio-X da Inteligência militar
O serviço de Inteligência das Forças Armadas alertou o Planalto de que os protestos que sacudiram o país “vão continuar crescendo”. Informe dos militares destacados para apurar a origem e características dos protestos diz se tratar de ação “espontânea”, “instantânea”, “sem agenda”, “sem líderes”. Em Brasília, quarta-feira, a Inteligência identificou, nas redes sociais, 30 pessoas agindo como multiplicadores: em 30 minutos de mobilização, 500 pessoas estavam na rodoviária central. A Inteligência recomenda reação para evitar “depredações” e atenção com “infiltrações” de criminosos e aproveitadores.

“O recado fundamental é a dissintonia do Executivo e do Legislativo com a agenda da sociedade. Se o Judiciário não julgar logo o mensalão, as massas voltam às ruas”

José Agripino
Senador (RN) e presidente do DEM

Melhorar a imagem da Copa
O governo Dilma decidiu fazer uma campanha de marketing para defender a realização da Copa no Brasil. O objetivo é mostrar que ela não se resume à construção de estádios, que gerou e vai gerar ainda mais empregos e que vai deixar um legado.


Pega na mentira

O senador Gim Argello (PTB-DF), na reunião sobre direitos autorais e Ecad, disse que mudou de posição para atender o cantor Roberto Carlos, que havia lhe telefonado. Um desconhecido gritou: “Não é verdade”. “O rei me ligou duas vezes”, retrucou Argello. “Eu sou o empresário do Roberto e ele não ligou para o senhor”, encerrou Dody Sirena.

O povo quer saber
Os deputados e senadores terão de fazer uma escolha na próxima semana. Ou promovem sessões para debater soluções em resposta aos protestos. Ou fazem de conta que nada aconteceu e vão às tradicionais festas juninas do Nordeste.

A espera de um exemplo
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) subiu à tribuna do Senado ontem e, em resposta aos protestos, pregou o fim dos partidos. O diretor da Petrobras e ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, não gostou e reagiu no twitter: “Mário Martins chegou à conclusão que a UDN não o representava mais, saiu do partido renunciou ao mandato. Por que o Cristovam não faz isso?”

Compartilhar o drama
Ao avaliar os protestos que sacudiram o país, o presidente do PSDB e candidato à presidência, Aécio Neves (MG), diz que todos precisam ter humildade e sugere que “a presidente convoque o Conselho da República para se aconselhar”.
Metodologia equivocada
O diagnóstico do governo sobre o mal funcionamento da Comissão da Verdade é que além do problema de vaidade dos conselheiros, foi um erro instituir a coordenação rotativa. A cada três meses mudam as prioridades.

ROTA DE FUGA. Os protestos rolando soltos nas capitais e dezenas de políticos fazendo roteiros por cidades e vilarejos do interior do Brasil.

PANORAMA POLÍTICOA POLÍTICA COMO ELA É: NUA E CRUA

A coluna Panorama Político (22/06) do jornal O Globo

ILIMAR FRANCO 22.06.2013  01h00m

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: